Mercado imobiliário: opção para pequenos e médios investidores

Após anos de queda do mercado imobiliário brasileiro, o cenário começou a mudar em meados de 2019 — taxas de juros caindo, nova lei dos distratos, sucesso de vendas em lançamentos e imóveis recuperando preços. Vislumbrava-se que o Brasil vivenciaria um novo ciclo virtuoso no setor, de forma muito mais responsável e consistente.

Para os especialistas, 2020 seria o melhor dos últimos seis anos. Porém, com a pandemia, tudo virou um grande ponto de interrogação. Será que vale a pena investir no mercado imobiliário? Essa ainda é uma boa opção para pequenos e médios investidores? Para responder essas questões, a Noblesse traz o artigo de Eduardo Sukienik, CEO da empresa e especialista no setor imobiliário há mais de 30 anos. Acompanhe!

O mercado imobiliário na pandemia

Para analisar o mercado imobiliário em relação a investidores nos tempos de pandemia, considero quatro pontos importantes: o primeiro, refere-se à taxa de juros do Brasil, que nunca esteve em níveis tão baixos; o segundo, com relação às incertezas político-econômicas e sanitárias, que implicam um elevado aumento dos riscos no mercado de capitais; o terceiro, que o imóvel passou e ter um papel de maior protagonismo na vida das pessoas; e o quarto, quando nota-se que o governo está vendo o segmento imobiliário como canal de recuperação da economia, promovendo muitas medidas de incentivo ao setor.

Pois o fato é que, mesmo em isolamento social, com imobiliárias e estandes de vendas fisicamente fechados, o mercado imobiliário não parou. Pelo contrário, o segmento sinaliza uma incrível e progressiva aceleração. Aliás, ressalto a impressionante performance desse mercado diante da quase estagnação das atividades econômicas atuais. Crescimento esse ainda aquém dos níveis pré-pandemia, mas quando comparado a outro setores, vê-se imensa expressão.

Por que o setor imobiliário volta a ser uma boa opção para o pequeno e médio investidor?

Inicialmente, porque o mercado financeiro passou a ser uma opção de dois extremos: sem riscos, os ganhos são ínfimos, próximos a 2,5% ao ano. Já na opção “correr riscos”, é inegável que, diante do atual cenário, estes nunca estiveram em patamares tão elevados.

Em contrapartida, o mercado imobiliário — salvo em análises de operações de swing trade (revendas em curto prazo) — sempre foi um bom e seguro investimento. Em um horizonte mais alongado, a curva de valorização de imóveis quase sempre aponta para cima. Destaca-se que o imóvel também pode gerar renda recorrente, além da própria valorização.

Mudanças no comportamento de consumo

O que estamos vendo é uma clara sinalização de aumento da demanda por conta do protagonismo que o imóvel de moradia assumiu na vida das pessoas, que agora valorizam o “ficar mais em casa”, “trabalhar em casa”, “curtir momentos em casa com a família”. O brasileiro, ao longo do isolamento social, começou a valorizar o papel da sua moradia em sua vida, o que vem modificando e estimulando seu comportamento de consumo, optando-se por imóveis maiores, mais área verde, mais área livre e maior conforto.

Soma-se, a esse novo padrão de consumo, os incentivos que o Governo está oferecendo, tanto para a indústria imobiliária quanto para os compradores: crédito farto, não seletivo e barato! Assim, a sinalização de aumento de demanda fica ainda mais forte.

Imóvel como investimento seguro e rentável

Além da valorização que se vislumbra por conta desse aumento da demanda, o imóvel também é gerador de receita. Alugar a 0,4% ao mês em relação ao valor investido, quando a rentabilidade de uma CDB (Certificado de Depósito Bancário) chegava próximo de 1%, era um péssimo negócio, mas hoje, diante das atuais taxas praticadas, passou a ser um investimento incrivelmente rentável na realidade do Brasil.

Como em qualquer investimento, no setor imobiliário é preciso conhecer o mercado, estar bem assessorado, investir em empresas sólidas e em produtos vencedores. Um imóvel é uma moeda forte e um investimento seguro! Sempre foi bom, e agora é melhor ainda. Conte com a Noblesse e faça um ótimo investimento.

Artigo assinado por Eduardo Sukienik, CEO da Noblesse e especialista no setor imobiliário

Leia também: Absoluta em bairros nobres: saiba tudo sobre a Noblesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *