4 dicas para escolher um novo imóvel

Morar em um novo imóvel é sinônimo de iniciar uma nova fase. O local onde moramos diz muito sobre o estilo de vida de cada um e afeta significativamente as rotinas da família. Portanto, para ajudá-lo a escolher o imóvel perfeito para sua vida, a Noblesse separou 4 dicas essenciais para você fazer uma boa escolha. Acompanhe a leitura!

1. Estilo de vida

Sem dúvidas, o primeiro ponto a se considerar na hora de escolher um imóvel é o estilo de vida da família — seja o que já se tem ou aquele que se gostaria. Quer fazer mais atividades físicas ao ar livre? Compras a pé? Escolas e faculdades por perto? Ou gosta de sair à noite e prefere morar próximo a shoppings, bares e restaurantes? A rotina de cada um deve ser levada em conta para facilitar o cotidiano de todos na casa, bem como trazer maior praticidade e conveniências que atendam às necessidades da família

Ligado ao estilo de vida há também outro ponto importante: o planejamento a longo prazo. Está com planos de aumentar a família? Ter mais um pet? Ou trabalhar de casa? Todos esses são aspectos importantes na definição da tipologia ideal, afinal imóveis são bens duráveis, ou seja, bens que compramos e utilizamos ao longo do tempo.

2. Localização e infraestrutura

Conforme já falamos, a localização do imóvel tem impacto direto no estilo e na qualidade de vida dos moradores. Questões como mobilidade, segurança, opções de lazer e praticidade no dia a dia estão diretamente ligados ao lugar de residência. Porém, há outro diferencial que impacta essas questões: a infraestrutura de onde você vai morar. Além das redondezas, é importante atentar-se para a infraestrutura do próprio condomínio, como playground para as crianças, piscina, academia, salão de festas, quadras, entre outras facilidades. Outro ponto são os serviços oferecidos, como reciclagem de lixo, frequência da limpeza das áreas comuns, dedetização, etc. — detalhes que fazem uma grande diferença na rotina.

3. Questões financeiras

Outro ponto importante são as questões financeiras envolvidas na aquisição de um imóvel. Preço final, condições de pagamento, percentual de entrada e parcelas que caibam no orçamento, além de se levar em conta os custos com a documentação necessária para o fechamento da negociação são fundamentais para efetivar a compra. Especialistas em finanças apontam que a parcela ou mensalidade do financiamento não deve ultrapassar 30% da sua renda total, de forma a garantir que você tenha dinheiro para as outras despesas e emergências.

4. Pesquise bastante

Uma dica extra é pesquisar bastante sobre o imóvel — antes mesmo de visitá-lo. Procure na internet as referências sobre o imóvel em si, mas também sobre o bairro e arredores. Uma sugestão é conversar com o síndico ou gestor do condomínio, afinal é sempre bom ouvir quem já tem a experiência de moradia ou nas vivências do local.

Qual outro ponto é importante para você na hora de escolher um novo imóvel? Compartilhe conosco nos comentários. A Noblesse adora ouvir você! Caso esteja procurando o imóvel perfeito para sua vida, entre em contato com o nosso time de especialistas. 

Leia também: 4 motivos para morar no Jardim Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *