Entenda os termos do mercado imobiliário!


O mercado imobiliário é, sem sombra de dúvidas, de extrema importância para qualquer pessoa, de qualquer área. É o maior mercado do mundo! Entretanto, poucos de nós sabemos o que significam alguns termos usados frequentemente neste meio. Portanto, vale a pena conferir os conceitos abaixo para ficar por dentro do dicionário imobiliário!

Dação

Businessman holding modern buildings hologram, and home icon. Real estate business, building technology and smart home concept

A dação em pagamentos é um acordo no qual o credor aceita receber do devedor uma substituição pelo pagamento original.  Pode-se resumir como o processo em que o devedor oferece ao credor um bem, ao invés de dinheiro.

No mercado imobiliário, temos um padrão para esse tipo de situação. Normalmente, o comprador oferece um outro imóvel como moeda de troca ao vendedor. Na maior parte dos casos, é realizada uma dação + adicional em dinheiro.

Por este motivo, nós de imobiliárias e construtoras costumamos usar muito as frases “aceita dação” ou “não aceita dação” para definir um imóvel.

Habite-se

Business team colleague working with new startup project plan and discussion information for financial strategy with laptop, results of their successful teamwork.

O Habite-se é um documento que garante que a construção da sua propriedade foi concluída com êxito, permitindo que possa, finalmente, residir no local. É um documento fundamental para qualquer proprietário de imóvel.

Portanto, é muito importante que este documento esteja regularizado na sua casa. Afinal: ele é basicamente o elemento de regularização do seu imóvel. Em conclusão, você precisa estar com o habite-se da sua residência em dia.

Caso contrário, você terá problemas e dificuldades em qualquer transação imobiliária!

Escritura

É o documento que oficializa a transação imobiliária. Em síntese, a escritura ´representa o ato jurídico de transmissão de posse e domínio do bem do vendedor para o comprador.

Na hora de vender ou comprar um imóvel, a noção do processo de venda é fundamental para garantir mais agilidade de todas as partes. Da mesma forma, o conhecimento do que é uma escritura. Tendo em vista que, este documento, é a principal parte do processo de venda.

Crédito Imobiliário

Refere-se ao empréstimo que instituições financeiras concedem a pessoas que desejam adquirir um bem imóvel por meio de um financiamento.

O crédito imobiliário costuma ser oferecido a partir do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Tipologia

Este é, na verdade, um termo da engenharia/ arquitetura. Porém, no mercado imobiliário, costumamos usar ele para definir o tipo de imóvel, usando como base o número de dormitórios.

Por exemplo: se um lançamento imobiliário com apartamentos de 50m² com 1 dormitório e apartamentos de 100m² e 2 dormitórios, ele é um lançamento que oferece duas tipologias diferentes.

O conhecimento deste termo é fundamental, principalmente para aqueles que tem o desejo de comprar um lançamento.

Apartamento Garden

Muitas vezes clientes nos perguntam: “vi um anúncio que dizia que um Garden de 3 suítes estava a venda. O que seria isso?”

Apartamento Garden ou simplesmente Garden é um tipo de apartamento que tem como diferencial uma área externa. Todavia, não confunda com cobertura. Enquanto coberturas são no último andar e muitas vezes contam com dois andares, o apartamento Garden pode ser em qualquer andar, desde que com área externa.

Esses apartamentos são perfeitos para quem busca mais momentos de tranquilidade.
Mesmo estando no meio de centros urbanos.

Penthouse

Certo. Entendi que apartamentos Garden tem áreas externas e coberturas são no andar mais alto dos prédios e, normalmente, tem dois andares. Mas então, o que seria uma penthouse?!

A diferença entre cobertura e penthouse é que a segunda está sempre construída acima da última laje dos prédios. Portanto, podemos falar que é praticamente uma construção acima de um prédio!

Além dessa característica um tanto quanto específica, outros fatores caracterizam esse tipo de imóvel. Pé direito alto, iluminação natural, amplas áreas externas e ambientes externos fazem com que esses imóveis sejam tão valorizados!

Pé direito alto

Ao explicar o item logo acima desse, falamos em pé-direito alto. Mas o que seria um pé-direito alto?

Em resumo, é uma altura maior do que o habitual entre o piso e o teto. Portanto, o espaço aumenta e as janelas também ´podem ser maiores. Além de melhorar a iluminação, é perfeito para quem deseja um espaço harmonioso, Isso porque seu espaço a mais gera um potencial de decoração muito interessante!

Não fique para trás nas conversas sobre mercado imobiliária! Esperamos que esse pequeno resumo te ajude a entender um pouco mais as peculiaridades deste amplo e importante mercado.

Além de te auxiliar com o vocabulário, aqui podemos te auxiliar com atendimento personalizado. Caso você queira comprar ou vender um imóvel, te garanto que podemos te ajudar.

Noblesse: Absoluta em Bairros Nobres!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *