O ano de 2024 traz a promessa de conquistas para quem busca a casa própria no Brasil. Com 31% dos brasileiros determinados a realizar esse sonho, e expressivos 47% planejando o pagamento à vista, as perspectivas são animadoras.
Segundo pesquisas entrevistados acreditam na melhoria de suas vidas pessoais e familiares em 2024, impulsionando o desejo por um lar próprio. Esse anseio ganha ainda mais força com o crescimento das vendas e a expansão do programa Minha Casa Minha Vida, que registrou um aumento de quase 30% nas negociações em comparação com 2022.
No aspecto financeiro, uma pesquisa revelou que 11% dos interessados em pagamento à vista pretendem utilizar o saldo do FGTS. Surpreendentemente, 51% indicam a necessidade de recorrer a financiamento, enquanto quase metade afirma não buscar crédito.
Concomitantemente, o mercado de financiamentos passa por reorganização devido ao declínio contínuo dos recursos da poupança, fonte tradicional para crédito imobiliário. Empresas do setor imobiliário encaram essas oportunidades para aumentar a rentabilidade por meio de financiamentos, especialmente com a perspectiva de novos cortes na taxa de juros ao longo de 2024.
Este cenário otimista reflete não apenas os anseios da população por moradias próprias, mas também as oportunidades e desafios que o mercado imobiliário enfrentará em 2024.